segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Avram Noam Chomsky?

    Se você acha que o aluno não é uma tábula rasa e que as estruturas da língua seguem padrões regulares previsíveis sem variação. Foi graças a esse homem com sua Teoria Gerativa que temos muitos trabalhos voltados para o racionalismo e a semântica formal tratando mais da sintaxe do que outros aspectos da linguagem.
    Seu nome está associado à criação da gramática gerativa transformacional. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky.
    Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas.
    Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário, havendo quem o associe ao anarcossindicalismo.

Algumas Obras:
Syntactic Structures, London: Mouton, 1957.
Aspects of the Theory of Syntax, Cambridge: M.I.T. Press, 1965.
Studies on Semantics in Generative Grammar, The Hague: Mouton, 1972.
World Orders, Old and New, New York: Columbia University Press, 1994.
The Generative Enterprise Revisited: Discussions with Riny Huybregts, Henk van Riemsdijk, Naoki Fukui, and Mihoko Zushi, with a new foreword by Noam Chomsky, Berlin: Mouton de Gruyter, 2004.
On Western Terrorism: From Hiroshima to Drone Warfare (with Andre Vltchek), London: Pluto Press, September 2013.

Baseado em: http://www.chomsky.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião