sábado, 7 de dezembro de 2013

Motel - Palavra na Raiz

Motel

    Estabelecimento comercial que oferece hospedagem, alugando quartos e apartamentos mobiliados, um verdadeiro descendente das estalagens da idade média e clássica. Acrescentando serviços variados como alimentação, lavanderia, lazer etc. Temos então um tipo de hotel à beira da estrada que é muito comum para estadias rápidas, chamado de Motel.
    Diferente, em parte, do que ocorre nos EUA, aqui no Brasil este estabelecimento é usado 99,9% das vezes como local de encontros amorosos, nem sempre ficando à beira da estrada. A junção em inglês de "Motor + Hotel" gerou "Motel", o que não é muito estranho, mas por aqui poucas pessoas sabem da origem desse "Mo-"... Mo-? Por que não o M-? Pelo simples fato de um indivíduo ter lembrado que no interior as pessoas usavam o matinho e passaram a chamar a moita de Matel (Mato + Motel), pensa que acabou aí? começaram então a lembrar que muitas das vezes, na cidade, as pessoas não iam para o mato e sim para dentro do carro e passaram a chamar o carango de "Carrel", como se "-el" significasse alguma coisa; pior que o "-el" passou a incorporar o significado de "local de encontros amorosos". 
    Tá vendo como processos de formação de palavras são mais complexos, dinâmicos e muito mais interessantes do que os descritos nas gramáticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião