segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dicas de Redação para Alunos

    O que normalmente se diz como principal dica é "leia bastante", tudo bem, mas ler o quê? Outro problema nesta frase é quanto é o "bastante"? Cada vez mais as redações são baseadas em temas da atualidade como economia, política e economia+política. Pode parecer redundante o terceiro ítem que mencionei, mas algumas vezes a economia não não interfere na política e vice-versa, mas quando elas interagem entre si a coisa fica feia para o país/bloco econômico.
    Sendo assim, se você, caro aluno de ensino médio e/ou concurseiro, se interessa pouco ou quase nada por esses assuntos está fadado a ter uma nota regular na prova de redação. "Paulo, é ruim tirar uma nota regular em Redação?" É óbvio que é, se você tirar uma nota regular e outro concorrente tirar uma nota alta ele ficará em uma classificação melhor que a sua. Sendo assim, nem pensar em fazer uma redação mais ou menos.
   Segunda dica e é mais óbvia do que se pensa, siga as regras da prova. Um alto número de reprovados em redação se deve ao fato de pessoas que não seguem o que se pede; tem "candango" que olha escrito "mínimo 20 linhas e máximo 30", o que a criatura faz? Escreve 18 linhas e letras grandes, se estava escrito entre 20 a 30 é sinal que menos que 20 ou mais que 30 representa eliminação e ponto. Não fuja do tema proposto, se mandaram falar sobre uma coisa, nem tente colocar hino de time nem receita de miojo...
    Normalmente pedem de 25 a 30 linhas e ficar só aumentando a letra não vai dar muito certo; faça cinco parágrafos com cinco linhas cada, ou seja, no mínimo já foram as 25 linhas sem ficar aumentando muito a letra. No primeiro parágrafo, você apresenta o tema que solicitado, lembre-se não é você que quer falar de início sobre árvores se o tema é o mar. Inicie claramente sobre o que você  pretende. Nos três parágrafos do meio dê argumentos ordenados logicamente, sem muita enrolação e se possível tentando problematizar, mas não muito, o tema. Argumente, discuta, exponha suas ideias, prove que você sabe do que está falando.
    No último parágrafo "a porca torce o rabo" pelo simples fato de você ter de terminar o assunto em apenas 5 linhas sem encerrar definitivamente a questão, mas sem deixar a impressão que poderia ter escrito mais.Conclua de forma clara, simples, coerente, confirmando o que foi exposto no desenvolvimento e brincando se chega a 25, 26 até 27 linhas, só que todo cuidado é pouco para não ultrapassar o limite máximo de linhas.
    Se for um assunto que você não domina ou pouco nem tenha medo de usar o rascunho para organizar o pensamento, mas se for fácil falar sobre um determinado tema, passe direto para a folha de resposta com o cuidado de não errar ortografia, coerência e limpeza, pois cada item mencionado pode e será descontado se não estiver em seu texto. Isso não é um bilhete para seu namorado, muito menos um tratado de filosofia, a redação é o documento que prova que naquele momento você estava preparado para argumentar sobre um determinado tema, ou seja, isso é coisa séria.

Espero que tenha ajudado, obrigado e boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião