terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ferdinand de Saussure?

Após a morte de Saussure, seus discípulos esperavam encontrar em seus manuscritos a imagem fiel de suas geniais lições. Qual o quê! O mestre destruía os rascunhos que escrevia, as gavetas de sua escrivaninha estavam quase vazias. O jeito foi reunir as anotações minuciosas de seus alunos, compará-las e recriar cuidadosamente o pensamento do pioneiro da linguística. O resultado deste trabalho foi a publicação do "Curso de Linguística Geral".
Sua de doutorado foi "Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito". Em 1881, Ferdinand de Saussure (ferdinan de sossí) assumiu a cátedra de linguística comparada na Escola de Altos Estudos de Paris. Em 1886 tornou-se membro da Sociedade Linguística de Paris e no ano seguinte foi para Leipzig, na Alemanha, completar seus estudos.Seus discípulos Charles Bally e Albert Sechehaye organizaram as anotações dos alunos de Saussure realizadas durante seus cursos universitários. Em 1915 foi publicado o já mencionado "Curso de Linguística Geral", considerado a obra fundadora da linguística moderna.
Não podemos dizer até que ponto o conteúdo do Curso de Linguística Geral tem influências dos alunos de Saussure, pois assim que preparava e ministrava as aulas, suas anotações eram por ele destruídas; o que não se pode negar é que esta é a obra que mais influenciou linguistas e teorias da linguagem do século XX.

"Curso de Linguística Geral" e-book

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião