sexta-feira, 3 de outubro de 2014

"Ao invés de" ou "em vez de", qual o correto?


 
Em vez de ficar com dúvida, leia este artigo.Vamos tratar de um tema bem complicado em língua portuguesa. Qual o correto, "ao invés de" ou "em vez de"? Antes de responder, precisamos atentar para alguns detalhes dessas expressões:

1) Os núcleos SEMPRE são cercados por preposição. O termo "invés" tem "a+artigo definido masculino singular" e preposição "de", antes e depois, respectivamente; o termo "vez" é antecedido de "em" sem possibilidade de contração com o artigo definido e a preposição "de", respectivamente.

2) "Invés" veio do latim inversum que gerou "inverso" e "invés", sendo assim, pode-se dizer que essa expressão só pode ser usada quando se dá a ideia de oposição entre as duas situações.

Ex.:
  • Ao invés disso, quero aquilo.
  • Ao invés de ficar em casa, ele viajou de ônibus.

3) "Vez" é entendido como vez mesmo, no lugar de, ao invés de... opa! Como assim? Assim... "Em vez de" é usado nas situações em que se pode substituí-lo por "no lugar de", "ao invés de", ao contrário de".

Ex.:
  • Em vez de comprar um bolo, comprei dois.
  • Em vez disso, aquilo. 
  • Comeremos bolo, em vez de salgadinhos.
  • Em vez de sair de carro, é melhor a bicicleta.

4) Todo "ao invés de" pode ser substituído por "em vez de", mas NENHUM "em vez de" troca de lugar com "ao invés de". Justamente por ter a mesma característica do "ao invés de", o "em vez de" pode ser utilizado com maior frequência, já o "ao invés de" só pode ser usado em situações de oposição.

5) "Ao envés de" é um erro de ortografia, logo, NUNCA ESCREVA ASSIM!!!!!!!!!

Dito tudo isso, as duas formas estão corretas, apenas cada qual tem um determinado momento para ser utilizada.

Espero ter ajudado. Obrigado e boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião