segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Gramática em versos - "Gramática Versificada - Gramática da Língua Portuguesa em versos"

Autor Pedro de Deus / foto: Arquivo recordista
Acha que ensino de Gramática tem que ser chato? O escritor Pedro de Deus, de 73 anos, entra para o RankBrasil em 2014 com a primeira gramática da língua portuguesa em versos. Publicado em 2005 pela Polys Editora, o livro "Gramática Versificada - Gramática da Língua Portuguesa em versos" é pioneiro, pois utiliza poesia como instrumento didático na abordagem deste tema.
Nascido em Correntes - PE, o autor vive atualmente em Barreiras - BA, cidade onde começou um projeto com visitas às escolas. "O périplo cultural', como ele chama, já percorreu cinco estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante suas palestras, Pedro percebeu que a poesia ainda é pouco difundida entre os alunos e pior, apenas alguns estudantes efetivamente conhecem regras gramaticais. Percebendo as implicações dessas dificuldades, o poeta começou a escrever a Gramática Versificada em 1995. “É uma forma de combinar o ensino da língua portuguesa com os versos. Usando a poesia é muito mais fácil aprender,” explica.

Foram três anos escrevendo o livro. Primeiro o autor pesquisava regras gramaticais e depois criava versos lúdicos para exemplificar o texto. O tópico preferido do recordista é a Crase. De acordo com Pedro, a conquista do título é um grande incentivo. “Este trabalho que o RankBrasil faz é muito importante para a disseminação da cultura no país. Vocês não tem noção do quanto é maravilhoso ter este reconhecimento. Considero hoje o dia mais feliz da minha vida”, completa.
O escritor já publicou outros dois livros:
Poesia. Da Antiguidade à Atualidade – A Poesia na História das Grandes Civilizações (técnicas)
Estrutura do Verso – A Poesia no Ensino da Língua Portuguesa.
Está em vias de publicação, com 1.200 trovas românticas, chamada ‘Amor em trovas e Máximas Modernas – Do Rei Salomão a Michel Eyquem de Montaigne’, e ainda ‘A falta que mudou a história – Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014’.
O poeta educador que dedica a vida para ensinar conta o segredo de seu trabalho. “Procuro não só passar a matéria, mas educar. Também é preciso dar lições de solidariedade e amor ao próximo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião